sábado, 4 de julho de 2020

O que significa esperar em Deus?



Nem sempre as pessoas entendem o que significa "esperar em Deus" e quando as coisas dão errado culpam a Deus quando na verdade quem fez as coisas de forma errada foi você através das suas escolhas.

Apesar da pessoalidade das palavras às vezes assustar, em momentos de reflexão é plausível e salutar usá-las. Aproveitando o ensejo do dia dos namorados usei as ideias por mim reviradas e despus em algumas linhas abaixo... 

Quando penso em amadurecimento pessoal, emocional,espiritual, tempo e espera é inevitável ser chocado com o constrate do mundo cada vez mais imerso na cultura fast food saturado em pornografia e objetificação do corpo,cujo  valor do envolvimento emocional é reduzido e dispensável e os relacionamentos são duráveis enquanto dura a conveniência, atração e prazer.

É nesse contexto que surge o desejo de esperar em Deus para encontrar alguém com quem dividir o tão sonhado relacionamento  de longa duração, um casamento que suporte as intempéries da vida a dois, um compromisso que dure uma vida inteira sem diluir a felicidade dos amantes. No entanto a premissa de partida para a busca de um relacionamento deve ser glorificar a Deus, sermos moldados em amor segundo a imagem de Cristo e consequentemente fazer o outro feliz.

No entanto eu tenho visto algo que mesmo sendo bom pode ser deturpado e ao invés de contribuir, pode somar para atrapalhar aqueles que estão tentando ir no caminho bíblico pra relacionamento: estão esperando em Deus a pessoa "certa".

Vamos começar dizendo que não existe a pessoa "CERTA", pois seria a responsabilidade demais colocada nos ombros de um mero ser humano e pecador.

Existe sim a pessoa mais adequada para aquele momento da sua vida, propósito, objetivos  e ideais a curto médio e longo prazo.
Existe sim alguém que vai somar no seu ministério, no seu chamado, vocação e na sua vida pessoal.

Existe alguém real que vai saber lidar com seus defeitos e vai apreciar da melhor maneira possível cada uma das suas virtudes, sem deixar ao mesmo tempo de ser humano e pecador como você. Mas que buscará humilde, continua e perseverantemente auxílio, direção e graça no Senhor Jesus.

O problema está em confundirmos o ideal com real.É preciso entendermos que vivemos num mundo decaído de pecado em que tudo que temos e podemos ter, ser e alcançar é por mérito da Graça de Deus seja ela comum ou Salvadora. Nada está na sua melhor versão pela corrupção do pecado e os relacionamentos não são exceção à regra.
Precisamos esperar e buscar em Deus alguém que se pareça com Jesus, que agregue valores positivos e espirituais na nossa vida, no entanto devemos considerar que alguém perfeito não vai existir. Admitir que isso possa acontecer é criar um ídolo,competindo com Deus no seu coração.

Se devemos esperar o melhor de Deus, por outro lado não podemos supervalorizar a nossa espera como se Deus nos devesse algo, especificamente: satisfação de nossos caprichos e a ponto de nos colocarmos num pedestal ou numa vitrine e nos distanciarmos do restante das pessoas achando que ninguém está ao alcance de chegar à nossa altura de santidade.

Supervalorizar uma oferta não é concordar com a ideia de mercado? Não estaríamos ao mesmo tempo em que supervalorizamos o futuro relacionamento/ nosso coração (não estaríamos ao mesmo tempo)desprezando as outras pessoas e aceitando a ideia de corações vendáveis? Corações vendáveis( onde o meu orgulho e o meu preconceito me dizem que eu sou melhor que você e que o meu coração vale mais que o seu,sendo que o mesmo Cristo que comprou o meu coração também comprou o seu e ele mora em ambos?)

Não julgue o livro pela capa.Não julgue a pessoa pela pela aparente ideia que você possa ter dela, você pode se surpreender.
É insanidade achar que existe alguém perfeito pronto para você.Nós não somos um produto,nós estamos em construção. Uma mulher virtuosa vai ser forjada por um homem e um homem de Deus  vai ser forjado por uma mulher. Foi para isso que Deus  criou os sexos, é para isso que o relacionamento serve, um vai ajustando o outro e ambos juntos vão crescendo para glória de Deus. Esse foi o propósito para o qual Deus criou o relacionamento,um ajudar o outro a chegar onde Deus quer que cheguemos.

O propósito da espera deve ser cada dia mais nos humilharmos e aprendermos com Jesus e a querermos ajudar o outro a ser melhor e não o contrário: pelo fato de que eu espero em Deus eu me acho superior às outras pessoas e quero sempre alguém que esteja acima de mim.E cada dia mais vai se tornando mais difícil porque o nível de exigência vai crescendo, mas ao buscarmos verdadeiramente a Jesus nós nos tornamos mais satisfeitos nEle e com Ele,de modo que nós passamos a perceber que não precisamos de uma pessoa perfeita com corpo perfeito, com uma conta bancária vantajosa ou com coisas que possam nos oferecer para desfrutarmos. Não, nós nos encontramos tão bem e tão satisfeitos em Cristo que a ausência desses ditames sociais não é critério ou exigência a mais...

A verdadeira espera nos leva a considerar que a nossa única, principal e maior necessidade é de Jesus e se Ele nos permitir conhecer alguém  nossa busca é pela maturidade segundo Ele mesmo, Cristo. Alguém que busque um relacionamento com Deus e o tenha de verdade, além de que também possa ter maturidade para como homem para ser o provedor do lar, líder e sacerdote; e como uma mulher para ser submissa em amor e sabedoria para edificação do lar.

Esperar em Deus verdadeiramente nos dá uma visão mais clara e objetiva das coisas,você passa a perceber aquilo que é fundamental,aquilo que é necessidade básica  para se ter um relacionamento, as demais coisas serão acrescentadas, como diz a Bíblia, a medida que se conhece a Deus. Se você buscar a Deus em primeiro lugar juntamente com a pessoa que você escolheu em Deus para se relacionar as demais coisas não farão falta. Deus é suficiente, Sua graça nos basta, pode acreditar e apostar.

O propósito e objetivo da espera não é nos fazer inalcançáveis, intocáveis ou impenetráveis. Se isso tem acontecido com você,tem algo de errado. Buscar em Deus alguém é ao contrario disso.Não permita que o orgulho do seu coração transforme a sua espera numa redoma, numa prisão. Peça ao senhor que a espera lhe transforme em alguém mais acessível,mais pronto e preparado para o futuro feliz ao lado de alguém que também esperou e foi moldado nesse tempo por Deus.

Aprendi que a espera é pessoal, subjetiva e relativa e vai muito daquilo com que você quer ser ou se tornar para Deus e para seu futuro cônjuge, sendo assim quanto melhor bem casado você quer ser, espera-se de você a consciência de ser o melhor solteiro possível. 
Quanto mais longe você quer chegar casado mas bem preparado solteiro você tem que estar antes de se casar. Se os seus sonhos são altamente exigentes em termos de alto compromisso da sua parte quanto solteiro você que tem que estar bem o suficientemente solteiro, para que casado você possa continuar na mesma expectativa e corrida em busca dos seus objetivos. Então o conselho é use bem o tempo de solteiro e de espera.

A espera serve para nós examinarmos a nós mesmos, crescermos e vermos o que vamos oferecer de melhor a pessoa que nós vamos amar pelo resto de nossas vidas.É aí que o nosso relacionamento com Deus pesa,pois se nós tivermos um relacionamento verdadeiro com ele nós saberemos naturalmente como nos portamos em relação à espera, como devemos e podemos melhorar para sermos o melhor presente e a melhor resposta de oração daquela pessoa que um dia nós também pedimos a Deus.

Em Cristo,

L. H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário