sábado, 4 de julho de 2020

Minha fé será recompensada! Será??

Ouvindo uma canção gospel recentemente me deparei com a seguinte frase: "Eu posso até estar aflito, mas nunca derrotado.Eu posso até chorar, eu posso até sofrer.Mas o amanhã virá e minha fé será recompensada.E o meu Deus não falha, não." 

Chego a conclusão  de que uma teologia fraca alimenta a inanição e crescimento de uma fé firme e madura. Fé a qual temos por exemplo o nosso pai Abraão que teve sua fé provada  sem nenhuma garantia de recompensa,  ele não  contava com o fim de ser abençoado posteriormente. Mesmo assim Ele creu em Deus. É esse tipo de fé que Deus deseja desenvolver em seus filhos.

Tenho problemas com a frase "nunca foi sorte, sempre foi Deus" Principalmente porque não acredito em sorte e também não concordo que Deus esteja obrigado a nos recompensar por termos feito nosso dever de casa, nossa obrigação. 

Lendo Jó vejo explícita a tese de que Deus não nos abençoa como recompensa, mas de acordo com sua natureza: Ele é bom, Ele é amor e  simplesmente por sua Graça Ele nos cobre de bênçãos. A maior bênção que podemos obter é acesso a Ele e poder conhecê-Lo. Ele não nos deve nada e é privilégio nosso poder conhecê-Lo, serví-Lo e amá-Lo.

Jesus disse aos discípulos que pelo conhecimento revelado agora pela Graça que eles tinham obtido a justiça deles deveria exceder a dos escribas e fariseus... Não porque agindo de forma justa poderiam receber algo em troca, mas em reconhecimento a tamanha bondade de Deus. Deus não quer nem precisa de filhos interesseiros.

A graça de Deus é tão perfeita, é tão suficiente que não precisamos de recompensa ou de algo em troca.

A fé existe e um dos motivos de ser é para poder ser testada. Se necessário for, recompensada, se esta recompensa ratificar nosso testemunho e glorificar ao autor da nossa fé.

Acredito em plantação por fé  e colheita. Você planta em fé  e obediência pelos mais nobres motivos e com as melhores motivações e Deus dá o crescimento. Embora buscar recompensas não seja o fim da nossa plantação, Deus é justo. E ainda que não haja colheita como disse Habacuque podemos nos alegrar porque a eternidade com Cristo é a nossa maior expectativa, colheita e esperança. Nos alegrar também pela transformação do nosso caráter e homem espiritual como resultado do exercício da plantação no solo espiritual já terá valido a pena. Porque dessa forma estaremos deixando brilhar a luz do nosso testemunho cristão e refletindo a imagem de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário