sábado, 4 de julho de 2020

Deus é um pai totalmente responsável

Eu entendi que muitas vezes Deus não nos abençoa do modo e no momento em que e como desejamos porque Ele como Pai sabe mais do que nós do que precisamos. E o que precisamos é mais importante do que o que queremos. E até o que precisamos tem nome e data certa pra chegar porque Ele sabe como fazer seu nome ser glorificado em nós do jeito e no tempo certo usando inclusive circunstâncias, fatos e acontecimentos se for preciso. Quantas orações não respondidas... mas por quê?
.
Entendi que algo pelo qual oramos pode demorar tanto a chegar nas nossas mãos ou até pode nem chegar porque o nosso coração não está pronto para administrar aquilo em detrimento de nossa fé. Então é preferível que a gente chegue no céu faltando um olho ou uma perna, como disse Jesus, mas que não percamos a nossa comunhão com Deus,não percamos a vida eterna.
.
Muitas vezes Deus nos priva de algo momentaneamente enquanto nos treina para lá na frente poder nos dar porque a gente não vai saber administrar,no momento, sem perder o foco, sem perder a santidade, sem perdem a integridade, sem perder o temor a Ele.
.
A bênção de Deus enriquece e não acrescenta dores.
.
E se administrarmos mal envergonhando o nome de Deus? E se no final das contas nos perdermos? De que adianta ter ganhado aquilo de Deus e ter perdido nossa alma? Deus não é um Pai irresponsável. Ele prefere que você perca aqui, mas ganhe na eternidade onde os ladrões não minam nem roubam, onde a traça não destrói. Vi um exemplo prático há anos atrás na cidade vizinha de um pai que deu de presente um carro ao filho assim que o mesmo completou a idade e em poucos dias o rapaz sofreu um grave acidente vindo a falecer. O filho não tinha condições de administrar um carro ainda, apesar da idade faltava maturidade. Resultado: perdeu o carro de valor altíssimo e a vida. Se ele estivesse andando a pé ainda estaria vivo. Reflita.
.
Deus só vai te dar algo que não te machuque e que ao mesmo tempo não te prive do bem mais precioso que você tem: Ele mesmo. Um simples brinquedo por mais legal e atraente que seja nas mãos de um bebê que não sabe usá-lo pode vir a se tornar uma arma mortal.
.
Deus não pagou tão caro dando seu único filho ou vai trabalhar e investir pesado em você em vão, para no final das contas te dar uma bênção para você se deleitar no que Ele deu e não mais nEle. E dessa forma você se perder dEle. Se o que você tanto deseja te afasta de Deus você pode sobreviver sem isso, mas você suportaria a eternidade sem Ele?
.
Ele trata você primeiro e te prepara para usufruir de forma plena, saudável e segura daquilo que Ele tem prazer em te dar como bom Pai que é, mas no seu devido tempo. Se uma criança pedir a seu pai um pão para saciar sua fome ele não dará uma pedra para a ferir. Se você pedir um peixe Deus não te dará uma serpente.
.
O Pai não vai nos dar algo pra que aquilo mesmo nos afaste dEle.
Não se trata de Deus negar alegria e prazer aos seus filhos porque não os ama,pelo contrário Ele nos ama tanto que não quer que a gente se perca da única fonte de satisfação plena que é Ele mesmo. Deus leva a sério a construção do caráter espiritual que levaremos pra eternidade.
.
Se trata de nós mesmos reconhecermos que precisamos negar o prazer momentâneo de algo aqui que tanto fará mal agora e depois pra poder ganhar lá na eternidade pra todo sempre.
.
Se trata de nós negarmos o nosso próprio prazer por entender que nosso coração deseja de forma distorcida até mesmo o que é bom para usar de forma errada, porque nosso coração está corrompido desde a queda no Éden.
.
De que adianta ostentar o prazer que podemos ter nas bênçãos que recebemos dEle perdendo a Ele? A única fonte de vida, paz e plena satisfação. Sem Ele não somos nem capazes de administrar o que ganhamos, sem Ele não somos capazes de administrar sem perder nossa vida. Ele é o nosso maior bem. E se não fosse a graça dEle nem sequer poderíamos receber coisa alguma, mas hoje graças aos méritos de Cristo recebemos toda nossa herança nEle.
.
Na tentação do deserto Jesus poderia ao transformar pedras em pão mostrar ao adversário que realmente era o filho de Deus, mas se fazendo isso Jesus se orgulhasse e ostentasse a posição que ele tinha e usando o poder de Deus de modo banal, orgulhoso, vaidoso apenas para satisfazer seu ego (essa era a tentação) fazendo assim a vontade do adversário e não a de Deus? Ele poderia até ganhar o prazer de vencer aqui, mas perderia lá.
.
Deus não vai dar algo para a gente começar a se deleitar naquilo e perder a comunhão com ele,Deus não vai dar algo que quando chegar nas minhas mãos vai se tornar um ídolo e ocupar o lugar que é só dEle no meu coração.
.
É por isso que muitas vezes Deus nos priva de algo e aí eu entendo exatamente aquela passagem em que Paulo disse que ele se gloria nas suas aflições, injúrias,nos seus sofrimentos, nas injustiças, nas calúnias porque ele sabia que aquilo era como uma âncora que o mantinha no devido lugar ao lado de Jesus.
.
Aquilo ali que ao mesmo tempo fazia ele sofrer, fazia ele ser humilde, fazia ele se tornar mais parecido com Jesus, se identificar com Ele, depender dEle e buscar estar mais perto dEle.
.
Em outra passagem fala que ele pede para Deus tirar o espinho da sua carne, mas aí Deus diz para ele: - não Paulo, a minha graça te basta, minha graça é suficiente para você. E daí ele dizia que ele escolheria amar aquilo porque ele sabia que aquilo mantinha ele unido a Cristo.
.
É preferível perder ou não ter uma bênção tão desejada aqui no momento do que perder a bênção eterna de reinar com Jesus lá.
.
É preferível que você conviva com o sofrimento aqui se esse sofrimento for te levar para perto de Jesus. Se é assim, ele é útil, ele é proveitoso e ao contrário do que as outras pessoas pensam é uma benção para você. É uma benção disfarçada de sofrimento, tudo isso que te aproxima de Cristo. A sua cruz também é ponte e meio de aproximá-lo de Jesus.
.
Pois a graça de Deus até sobre nosso sofrimento tem efeito abençoador sobre nossas vidas.
.
.
.
L. H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário