quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Promessas de DEUS x Promessas Humanas

Promessas de DEUS x Promessas Humanas

´´Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.`` Hebreus 11.13

Queria compreender como se dá a relação: Deus-nós-suas promessas, e nas minhas reflexões vieram à mente os versículos escritos aos Hebreus, que falam dos heróis da fé, onde suas vidas estavam baseadas e arraigadas em promessas divinas.

Logo de cara vemos a diferença entre as promessas humanas e as promessas divinas: o homem promete e às vezes é mentira ou por sua limitação não consegue cumprir; já as promessas que foram feitas realmente por Deus se cumprirão ainda que não nosso tempo humano(cronologia), ou ainda não da forma que esperamos, pois a perspectiva de Deus é na maioria das vezes diferentes das nossas.

Há uma canção que diz:
Eu vou viver cada promessa
Não abro mão de tudo que Deus me prometeu
Leve o tempo que levar
Sei que eu vou conquistar
Deus com Seu poder se moverá
Minha hora vai chegar

Sim! Porém o que nos mais interessa quando se fala em promessa é o seu cumprimento, pois é ele que torna a PROMESSA viva.

O contexto que envolve este versículo de Hebreus 11.13 nos traz o significado do mesmo: a saber que os patriarcas , devido à sua fé, buscavam uma pátria , um país celestial e melhor, que a peregrinação terrena jamais poderia obter.Todavia essa pátria não era nenhuma miragem e sim uma radiosa realidade,tanto para os patriarcas como para nós, que temos a mesma fé que tiveram.

Quando diz: ´´estes morreram`` nos mostra a severa lição que a vida humana é incompleta.Os próprios patriarcas que exerceram uma fé sublime não encontraram algo completo neste mundo e nem mesmo nas promessas de Deus relativas à vida terrena. Contentaram-se em receber o que Deus lhes deu esperando pela verdadeira fruição das promessas divinas no outro mundo. Não obstante nem por isso negligenciaram o que lhes foi dado a fazer nesta esfera terrena. Este mundo só é tragicamente incompleto quando o vemos como sendo a totalidade daquilo que se pode esperar. Quando concordamos com o princípio espiritual quesó há um breve hálito entre uma eternidade passada cheia de propósito e uma eternidade futura igualmente cheia de propósito, então nos contentamos por receber aqui várias formas de vitória parcial, bem como de propósitos parcialmente completados.

O grande escritor Alfred Barbou em ´´Victor Hugo and HIs Time`` quando tinha 70 anos disse:
´´Durante meio século tenho derramado meus volumes de pensamento em prosa e em verso, em história,em filosofia,em drama,em romance, em ode e em balada; no entanto a mim mesmo parece que não disse ainda a milésima parte do que está dentro de mim; e quando eu for depositado no túmulo, não considerarei que minha vida está terminada.``

A vontade de Deus torna ímpar a cada ser humano e somente uma fração desse caráter único , mesmo que viva fielmente(abundantemente), pode ser expressa nesta vida terrena. Por isso mesmo a vida dos patriarcas não pode encontrar o cumprimento da promessa divina nesta esfera;isso não foi uma tragédia, mas antes, foi o que se poderia esperar. O homem é ,na realidade, um ser espiritual mal preparado para esta vida terrena. Seu destino é os lugares celestiais. Aqui pois se ele mostrar-se espiritualmente sensível, será apenas um estrangeiro,um peregrino.Mas é cidadão de uma pátria melhor e mais elevada.

vendo-as de longe...

No dizer de Calvino´´Embora Deus tenha dado aos patriarcas apenas uma prelibação da graça que seria derramada mais abundantemente sobre nós, embora lhes tivesse mostrado à distância, uma obscura representação de Cristo, o qual agora claramente foi exibido ante os nosso olhos,contudo,nunca se sentiram satisfeitos e nunca caíram de sua fé; quanto maior razão temos nós portanto que vivemos no dia de hoje para perseverar? Se ficarmos desanimandos tornar-nos-emos duplamente indesculpáveis.O autor sagrado atribui pois aos patriarcas a crença na imortalidade. Somente isto faz esta passagem ter sentido.

estrangeiros... o termo grego ´´zenoi`` aqui usado significa alienado ,estranho- não se caracterizando como quem tem as atitudes e as inquirições dos cidadãos desta esfera terrena.

Confessando... essa confissão sem dúvida era feita pela conduta inteira deles, podia ser reconhcida por suas ações e atitudes.

A conclusão é que: O cumprimento da promessa ,naturalmente, deverá ter lugar nos lugares celestiais, pois aprópria promessa transcede ao que é meramente terreno.

Adaptado de: O novo testamento interpretado versículo por versículo, R.N. Champlin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário