sexta-feira, 3 de abril de 2015

Aprendendo a amar:como se tornar o amante perfeito?

Nos dias de hoje as palavras perdem seu verdadeiro significado à custa da banalização. Tanto se fala em "amor"; o que seria necessário para de fato conhecê-lo, sentí-lo, prová-lo? A Bíblia, a escritura sagrada deixa explícito que é necessário aprendermos dia a dia com o Autor da essência, do conceito de amor. Não há maneira melhor, e diria também, não há outra forma de aprender sobre a não ser com o próprio amor.Essa reflexão à luz da Bíblia de Ed René Kivitz no TALMIDIM 288, tem como título "Amante" ele fala sobre as quatro ciências do amor: (http://www.youtube.com/watch?v=EWWYLiFQtR4&feature=player_embedded) São elas:

Conhecer a si mesmo-
Tem pessoas que juram amor à outra sem conhecerem a si mesmas. O autor aponta os amores da imaturidade, onde alguém promete amar o outro sem possuir uma personalidade consolidada. Após um tempo de convivência essa pessoa começa a si “entender”; a conhecer os seus limites, seus gostos, suas aversões e seus complexos e percebe que jamais combinaria com o indivíduo que desejava.

Conhecer a pessoa desejada-
Existem indivíduos que se apaixonam por um sonho, por uma fantasia ou por uma irrealidade. Conhecimento da pessoa, da personalidade, do caráter (através da observação), do temperamento por meio do diálogo. Ao contrário do que o mundo sugere: o conhecimento do físico, do corpo. Depois de o relacionamento ser estabelecido e a realidade ser conhecida, a frustração é imediata, pois é simplesmente impossível satisfazer todas as projeções e desejos de um ser humano.

Conhecer o amor-
Amor não é atração ou desejo. Amor não é paixão, ciúmes ou possessão. Amor é simplesmente isso:

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.1 Coríntios 13:4-8

Conhecer o fim que se chega amando-
O amor é uma dádiva unilateral. O fim do amor não é ser amado de volta. O fim do amor é a alegria e a satisfação do outro. Embora isso seja uma possível consequência, a reciprocidade do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário